Como utilizar hashtags no Twitter, Facebook e Instagram

O que é uma hashtag? Pra que serve? Quando surgiu?
Hashtags são palavras-chaves seguida do símbolo # (também conhecido no mundo de antigamente como jogo-da-velha, porque realmente se parece com o jogo da veia, hehehe). A hashtag da forma como conhecemos hoje começou no Twitter. Muitas redes resistiram, mas no fim se renderam e permitiram que seus usuários utilizassem o sustenido (como os músicos chamam) também em suas postagens.

Para criar umas hashtags escreva # (geralmente SFHIT+3 no teclado numérico horizontal) em seguida uma ou mais palavras relevantes. Geralmente hashtags são palavras-chaves que identificam o texto.

Hashtags no Twitter

No Twitter a criação de hashtags é muito limitada por causa da quantidade de caracteres suportada em cada publicação. Geralmente as pessoas acompanha a sua publicação de apenas uma hashtag. Por padrão todas as publicações nesta rede social é pública.

#FiqueLigado

  • Use uma ou duas hashtags apenas;
  • Evite criar #hashtags apenas para vê-las nos trending topics.

Hashtags no Facebook

Sempre que for usar hashtags no Facebook esteja atento quanto a visibilidade da sua publicação, se ela é mesmo uma postagem pública. Senão qual o sentido de criar hashtags? Sempre que alguém for procurar por aquela palavra, há uma grande chance do seu post aparecer nas buscas.

Antes de  junho de 2013 era uma má prática colocar palavras seguida de # no Facebook, pois lá ainda não existia a ferramenta. As palavras-chave não viravam links mas alguns insistiam em utilizá-las como se usavam no Twitter.

É possível adicionar hashtags tanto em sua página pessoal quanto em páginas de algum produto ou empresa.

#FiqueLigado

  • Verifique se a sua publicação contendo hashtag está pública;
  • Procure pelas hashtags antes de incorporá-las aos seus post e veja se elas tem uma boa audiência;
  • Use até no máximo 5 hashtags por post.

Mas para que serve?

Quando você cria uma postagem e quer que outros que você não o conheça veja a sua publicação você pode criar palavras-chaves que já existam na rede e que estejam sendo pesquisadas. Outra forma de se utilizar a ferramenta é para "medir a audiência". Por exemplo, algumas e emissoras de rádio e TV utilizam as hashtags para votações, sorteando algumas palavras-chaves para o seu público escolher. Isso é bastante utilizado no Twitter, onde eles medem a audiência de certos termos e chegam a um veredicto de real desejo do seu público.

Então...

  • #Ortografia. O primeiro cuidado que a pessoa deve ter é com a ortografia. Além de sujar seu nome e a marca do seu negócio há uma possibilidade de poucas pessoas estarem pesquisando por uma hashtag escrita errada. #intendeuNe;
  • #Espaço. Evite espaços em branco. Se sua intenção é criar uma palavra-chave composta mas por algum motivo separou as palavras sua hashtag perdeu o sentido, e consequentemente a força. #Nao Faz Sentido;
  • #Acentos. Evite colocar acentos nas palavras. #NãoFaçaIsso;
  • #Propósito. Tenha um propósito em mente, não saia postando hashtags sem motivos apenas para vê-las no topo da rede;
  • #Organização. Para uma melhor organização deixe as iniciais de cada palavras em Maiúsculo. #PorExemplo, mas você também pode #fazerAssim;
  • #Exagero. Não crie muitas hashtags para cada palavra. #Mas #pra #que #fazer #isso #cara? Deixe o discurso para o texto da postagem. Também não escreva muitas palavras numa única hashtag. #AchoHorrivelQuandoAsPessoasFazemIssoNasRedesSociais.
  • #Sentido. A hashtag precisa ter a haver com o conteúdo do post, pois como já foi dito, é uma espécie de palavra-chave. Ha quem faz propaganda e logo após incluem hashtags que estão no topo, mas que nada tem a ver com o conteúdo;
  • #Quantidade. Não exagere no número de hashtag por post. Mas isso vai de acordo com a rede social.
Apesar da intenção dessa ferramenta é ser usada baseado-se na procura de palavras existentes e ser visto no meio dessa procura, você também pode inovar criando hashtags únicas para a sua marca. Dessa forma, sempre que pesquisarem pela sua marca na rede haverá poucos posts concorrentes.

Usando essa incrível ferramenta da forma correta e sem exageros o alcance de suas mensagens serão ampliados para milhares (ou talvez milhões) de fãs ou clientes.

Você tem mais alguma dica sobre hashtags? #EscrevaNosComentários, #participeDoPost e ajude outros usuários.

Você sabia?
As hashtags foram usadas pela primeira vez no IRC, onde era possível iniciar uma mensagem com #nomedocanal para dizer que ela pertencia a certo grupo.

Não esqueça de avaliar o post e de compartilhá-lo nas redes socais.

Assine nossa news e fique sempre informado.

por FeedBurner, by Google

1 comentários:

  1. Gostei! Útil, bem didático e sanou as minhas dúvidas. Obrigada.

    ResponderExcluir