Como resolver problemas com atalhos (.Lnk) abrindo com o mesmo programa?

Atalhos de computador abrindo com o mesmo programa erroneamente da uma imensa dor de cabeça para o usuário. Já pensou todos os atalhos de todos os programas abrindo com o bloco de notas? Agora os seus problemas acabaram.
Se você está lendo esse post provavelmente tem um daqueles problemas com links (atalhos) linkando algum arquivo, que por sua vez está associado a algum programa, mas que ao da duplo clique sobre o atalho ele não abre de jeito nenhum com o programa esperado. E mesmo que selecionemos o programa certo a esse atalho, todos os atalhos do sistema, mesmo associado a outro arquivo com outra extensão irão abrir com o mesmo programa.

Atalhos de computador se comportando dessa forma da uma imensa dor de cabeça para o usuário. Já pensou todos os atalhos de todos os programas abrindo com o bloco de notas? Ou então com um programa de tocar músicas?

Uma vez bastou eu desinstalar o programa associado aos atalhos e o problema foi resolvido. Para não ter que desinstalar nenhum programa siga esses passos e seja feliz.

Mas primeiramente é muito importante que você crie um ponto de restauração. Já que vamos mexer com o Regedit do Windows, excluir um item errado pode da uma dor de cabeça ainda maior que o problema com atalhos.

Se não sabe ou não se lembra como criar um ponto de restauração, este post explica como criar um. Depois volte a este tutorial.

Vamos a ação

No campo de busca do Menu Iniciar (Windows 7) digite "regedit", em seguida siga esses passos no programa aberto. Cada item é uma pasta que deverá ser expandida para chegar ao passo seguinte:
  1. Clica em HKEY_CURRENT_USER;
  2. Software;
  3. Microsoft;
  4. Windows
  5. CurrentVersion;
  6. Explorer;
  7. FileExts;
  8. ".lnk";
  9. Provavelmente haverá 3 itens: Openwithlist, OpenWithProgids e userchoic (o nosso problema). Delete esta última (userchoic), mas somente esta última, e... não importa o que o Windows diga, delete. Isso não irá prejudicar o seu sistema. Eu espero;
  10. Feche o regedit e reinicie o sistema;
Se você executou todos os passos corretamente, provavelmente seu problema foi resolvido.

Se sem querer você "pifou" o seu sistema executando os passos acima basta "voltar no tempo" abrindo o Ponto de Restauração do Windows e procurando pelo ponto criado por você antes de momento deste tutorial.

Não esqueça de avaliar o post e de compartilhá-lo nas redes socais.

Assine nossa news e fique sempre informado.

por FeedBurner, by Google

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu que agradeço a sua visita. Volte sempre, Hugo!

      Excluir
  2. Muito obrigado! O bom foi que nem precisei ir ao cliente, fiz acesso remoto e foi resolvido rapidamente. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo obrigado!
    Resolveu um problemão de uma forma tão simples que não dá nem pra acreditar!
    Parabéns!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que pena. Pra mim não deu certo porque não tenho o item "userchoic". Só os dois primeiros. Mas obrigado por vc compartilhar seus conhecimentos e ajudar pessoas. Vou continuar minha busca pela internet. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que funcionou comigo uma vez: instale um programa qualquer e que seja leve pra ser mais rápido. Logo após instalar o programa clique com o botão direito em qualquer atalho* > Propriedades > na aba Geral clique no botão Alterar... > vai abrir uma uma lista com vários programas, escolha o programa que VOCÊ ACABOU DE INSTALAR. Quando todos os ícones mudarem sua aparência para o programa instalado, basta desinstalar o programa recém instalado.
      *OBs: alguns ícones não tem a opção do botão "Alterar..." na aba Geral, ai é só procurar um ícone que tenha. Boa sorte!

      Excluir
  6. Resolvido de uma forma que não dá para acreditar, olha que vasculhei na internet para encontrar a solução. Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Cara, simples e direito! Tentei em outros sites e nada...muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. O meu não tem esse último, quando eu vou nas propriedades dele (arquivo) não dá de eu mudar de aba, dá o problema seguinte: Problema no Atalho
    A unidade ou a conexão de rede a o atalho '151029_001 - Atalho.lnk' se refere não está disponível. Certifique-se de que o disco está inserido corretamente e a conexão da rede está disponível e tente novamente.
    **Obs: o Arquivo 151029_001, é um arquivo de gravação.
    **Tenho outro arquivo de gravação também: 151101_001.
    **Tenho muitos de grvações, porém só estes dois que dão esse erro.

    ResponderExcluir
  9. Fiz aqui... ta reiniciando o sistema, mas acho q vai fundar.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela dica. Funcionou exatamente como vc comentou. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Só aqui encontrei uma explicação mais detalhada e simples de como resolver esse problema!
    Continue postando mais soluções como essa, porque sempre tem alguém que vai precisar de ajuda. Parabéns, sucesso!!!

    ResponderExcluir
  12. Resolvido muito simples e funciona de verdade, já tinha tentado muitos outros super complicados e não dava certo! MUITO OBRIGADA...

    ResponderExcluir