[resolvido] problemas com arquivos com nomes longos demais

Arquivos com nomes longos demais são impossíveis de se editar, mover e até excluir, nos obrigando a formatar o HD. Será que o mesmo também ocorre com o caminho do diretório?
Caso 1. Problemas gerais com nomes longos demais

Se o seu problema é um arquivo com um nome longo demais ou uma pasta que você não consegue excluir, tente estes softwares:
Desta forma, através de programas, é a única maneira que conheço para excluir esses arquivos com nomes longos demais.

Alguns programas para limpeza de arquivos indesejáveis que talvez você precise um dia:
  • PrivaZer: Limpador de arquivos inteligente capaz de ignorar itens relevantes e apagar definitivamente as tranqueiras do seu PC;
  • Unlocker Portable: Remove arquivos em uso pelo sistema operacional ou pastas que não podem ser excluídas pelo sistema dizer erroneamente que está sendo usada;
  • Your Cleaner: Apaga os arquivos que já não têm mais utilidade tanto para o seu computador quanto para o seu navegador.
Tenha alguns cuidados ao utilizar os programas listados acima.

Caso 2. Problema com arquivos compactados

Não sei se esse é o seu problema, mas aconteceu comigo da seguinte forma.

Eu estava tentando extrair um arquivo de mais de 1 gb, com muitos arquivos dentro compactados mas alguns arquivos não puderam ser extraídos porque o Winrar alegou que estes arquivos "continham nomes longos demais". Vendo a lista de tais arquivos vi que eles não continham nomes longos (ate 250 caracteres, suportado no windows), porem o caminho completo, exemplo onde os arquivos pertenciam tinham mais que 250 caracteres. Por exemplo: C:\PASTA_MEUS_ARQUIVOS\Gravar_em_DVD\Software\nome_do_caminho_longos_demais\mais_pastas_e_mais_pastas_que_somado_tudo_deixa_o_caminho_do_arquivo_mais_longo\pronto_aqui_a_pasta_onde_o_arquivo_seria_extraido\Arquivo_compactado.rar. Ou seja, mesmo que você tente extrair um único arquivo e este arquivo tiver 3 letras mas a soma do caminho onde ele se encontra tiver mais de 250 caracteres, ele não será descompactado (no Windows). Muitas vezes o problema está no local onde você pretende extrair e não no arquivo.

Isso foi algo que me surpreendeu, pois eu ja sabia que "arquivos" com nomes longos demais são impossíveis de se editar, mover e até excluir, nos obrigando a formatar o HD. O problema que isso também ocorre com o caminho do arquivo.

Se você está tentando descompactar um arquivo do Winrar em várias subpastas, que deixa seu caminho longo demais, esqueça. A solução pode ser colocar o arquivo na área de trabalho, ou unidade c:\. Também tome cuidado para extrair tudo para dentro de uma pasta na Área de trabalho para não bagunçá-la.

Arquivo longos demais são um problema e o Ajuda Ops! não aconselha extrair esses arquivos, pois são inúteis no Windows. Antes de extrair, certifique-se de que seus arquivos tem nomes PEQUENOS. Pois é somente a SOMA DE TODO O CAMINHO e nomes dos arquivos que fazem com que o Windows pense que os arquivos tem nomes longos demais, senão seus arquivos não poderão ser excluídos manualmente, precisando de um programa para isso ou de uma formatação. Abra seu arquivo compactado e veja se os arquivos finais (ao longo do caminho) tem nomes menores que 250 caracteres cada. O Ajuda Ops! não se responsabiliza por um procedimento mal feito.
Essa foi minha experiência com extração de arquivo do Winrar para subpastas de subpastas de subpastas. Qualquer dúvida, comentário. Alguma outra experiencia com arquivos longos demais? Pergunte, discuta, deixe sua experiência.

Não esqueça de avaliar o post e de compartilhá-lo nas redes socais.

Assine nossa news e fique sempre informado.

por FeedBurner, by Google

25 comentários:

  1. O software acima não resolveu meu problema, que se encontrava em tanto a pasta como o arquivo serem longos, formando na junção deles um caminho (path) muito maior.
    Consegui resolver o problema compartilhando a pasta onde o arquivo estava e, em seguida, mapeando-o para uma letra de drive.
    Com isso, o caminho total (pasta + arquivo) ficou menor e o Windows excluiu o arquivo com facilidade.
    Muito provavelmente isso não funcionará quando se trata apenas de arquivos muito longo, mesmo que armazenado na raiz da partição.
    (Vi esta dica em algum lugar que não me lembro no momento).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Muito obrigado pelas dicas. Espero que isso também possa ajudar outros usuários com o mesmo problema.

      Excluir
    2. Ótima dica. Obrigado

      Excluir
    3. Genio resolvi meu problema é um filme e nem precisei apagar!!!
      Perfect muitissimoo obrigado

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa de compartilhar conhecimento contribuindo para solução de outras pessoas a dica de compartilhamento foi perfeita e rápida.

    ResponderExcluir
  3. Tenho dois arquivos que não consegui excluir por terem o nome muito extensos. Além disso eles são músicas que parecem que não foram baixadas completamente, pois o windows diz que são arquivos tmp. Será que tem outra solução? Pois já tentei os dois programas citados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente seguir a dica do primeiro comentário sobre compartilhamento e mapeamento.

      Excluir
  4. O primeiro comentário de fato resolveu o meu problema de arquivo com nome extenso demais. Muito obrigado pelo post...

    ResponderExcluir
  5. Tinha aqui um nome de arquivo muito grande (sem contar o fato de que o mesmo estava dentro de cinco pastas!!! O único jeito de conseguir renomear o arquivo, foi a forma mais simples. Renomeei todas as pastas com um nome curto e consegui mexer no nome do arquivo. Depois foi só voltar os nomes das pastas de forma mais curta e pronto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc me salvou.
      vlw.
      A dica foi melhor que a do site.

      Excluir
    2. Show de dica! curto, simples e mais prestativo do que outros procedimentos na net.
      Muito grato!

      Excluir
  6. Costuma o miserável do arquivo estar dentro de pastas e mais pastas, a solução que encontrei foi renomear cada pasta, tipo... meu arquivo está em c:/users/fulano/documentos/beltrano/festacarrodeboi/cavalodetroia/nomeesquisito/arquivoescolhido/semcriatividade/arquivograndepracarambaquenaoconsigoexcluir.jpg
    ai tu tira o que da pra tirar e renomeia assim c:/1/2/3/4/5/6/7/8/9/arquivograndepracarambaquenaoconsigoexcluir.jpg
    assim vc conseguirá excluir ele... =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa muuuito obrigada funcionou ! :D

      Excluir
    2. A dica de renomear para (c:/1/2/3/4/5/6/7/8/9/arquivograndepracarambaquenaoconsigoexcluir.jpg) FOI A MELHOR E MAIS FÁCIL, apesar do trabalho as vezes pelo número de pastas que pode ter até chegar ao arquivo, PORÉM NÃO É PRECISO INSTALAR NENHUM PROGRAMA E NEM CORRER RISCOS DE PEGAR VÍRUS E VARIANTES.

      Excluir
  7. Para mim abri o winrar e mandei comprimir o ficheiro em questão escolhendo a opção de eliminar o ficheiro no fim do próprio winrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tá de brincadeira. Deu certo. 5 segundos para execução. Dica Matadora.
      Obrigado!

      Excluir
  8. se seu problema é apenas excluir um arquivo e nao esta conseguindo,sugiro que baixe alguma distribuição Linux (qualquer uma), e rode do pendrive ou live CD, depois é so navegar ate a pasta/ arquivo que deseja excluir e apertar shift+del.

    ResponderExcluir
  9. Descompactei como recomendado, o arquivo na Área de Trabalho e pronto! Não me apareceu mais aquele comentário "continham nomes longos demais".

    Parabéns professor!!!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, tudo bem??

    Estive com o mesmo problema, e resolvi de uma forma que posso considerar ultra fácil. Segue os passos, com o WINRAR (fiz com esse) no computador, clica sobre o arquivo (de nome longo) ou pasta onde ele estiver, e clique em ADICIONAR PARA, como se fosse compactar, e nas OPÇÕES DE COMPRESSÃO clique em EXCLUIR ARQUIVOS APÓS COMPRESSÃO. Veja o resultado, seu arquivo/pasta irá sumir e depois exclua o arquivo compactado. Espero que funcione aew. Até mais!

    ResponderExcluir
  11. conseguir renomeando as pastas colocando um caractere em cada pasta, assim consegui.

    ResponderExcluir
  12. Eu já havia tentado de tudo, ai eu consegui indo de fora pra dentro, primeiro comecei renomeando a pasta principal onde estava o restante, ai o acesso ás demais (internas) foi liberado normalmente.

    ResponderExcluir
  13. Eu estava ficando louco!! Renomeando somente a pasta consegui.Dica simples e genial...obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá a todos!
    Instalei o programa DeleteOnClick mas mesmo assim não consegui apagar o arquivo diretamente, mas o programa me permitiu zipar a pasta em que a praga estava guardada. Ufa! Deu certo, foi só zipar com um nome curto. Usei o winrar... Boa sorte ai!!!

    ResponderExcluir
  15. MELHOR DICA:

    A dica de renomear para (c:/1/2/3/4/5/6/7/8/9/arquivograndepracarambaquenaoconsigoexcluir.jpg) FOI A MELHOR E MAIS FÁCIL, apesar do trabalho as vezes pelo número de pastas que pode ter até chegar ao arquivo, PORÉM NÃO É PRECISO INSTALAR NENHUM PROGRAMA E NEM CORRER RISCOS DE PEGAR VÍRUS E VARIANTES.

    ResponderExcluir