Aprendendo a usar o Internet Download Manager (IDM)

O software que eu mais uso em minhas atividades rotineiras, quando pretendo fazer download de algum arquivo em que posso gerenciar velocidade, entre outras coisas é o Internet Download Manager, ou simplesmente IDM. É um gerenciador completo. Eu indico o software a qualquer um que deseja gerenciar downloads de arquivos. Já testei todas as funcionalidades do programa e o considero o mais completo da categoria (Download diretos e não compartilhados).
  • Gerenciamento de downloads como pausar, continuar depois downloads que foram interrompidos por algum motivo e controlar a velocidade do download;
  • Modo minimizar para tray (esconder programa nos ícones da barra de tarefas);
  • Agendar downloads para o futuro e controlar número máximo de downloads aos mesmo tempo
  • Captura links da área de transferência;
  • Disponível também no português;
  • Possibilidade de auto-desligar após download concluído.

Por que o IDM é o melhor?

Há controvérsias, claro, mas quem já testou o IDM sabe que não há outro igual, com a liberdade de poder continuar a maioria dos downloads que foram interrompidos e controlar a velocidade de vários. O IDM puxa o máximo de conexão de internet. Dependendo do servidor de onde esteja o arquivo e da velocidade de sua conexão você você já pode usufruir de arquivos que pôs para baixar em instantes. Não é como alguns softwares que simplesmente param ou reduzem a velocidade do download no meio do processo. Eu memso sou um usuário satisfeito do programa.

Começando a usar

Sempre que você clicar em um link para download de um arquivo, como por exemplo, um pdf, o IDM irá entrar em ação, perguntando se você deseja baixar agora ou mais tarde, ou cancelar (Imagem 1). Mas você pode remover essa integração, se desejar.
Imagem 1. Começando um download. Imagem retirada do site oficial do programa.
Você também pode baixar arquivos usando links (url) manualmente. Clique no ícone do IDM ao lado do relógio do Windows > na tela que se abrir no canto superior esquerdo clique em Adicionar (primeiro ícone) > Irá pedir para adicionar URL. Se já tiver copiado ela irá aparecer automaticamente. Depois clique em Ok > inicie o download.
Imagem 2. Adicionando URL manualmente.

Configurando a velocidade de conexão

Por ser um gerenciador completo não podia faltar o controle da banda. Você pode configurar manualmente cada download nas janelas que estiverem abertas ou configurar para todos os downloads em > Menu Download do programa > Limitador de Velocidade > escolha Ligado, depois Configurações... > escolha um valor e clique em Ok.
Imagem 3. Limitando a velocidade para todos os arquivos com o IDM.
Se preferir escolha também configurar a velocidade na janela do arquivo em andamento. Clique na guia Limitar velocidade > escolha um valor máximo para aquele arquivo.
Imagem 4. Configurando velocidade de download manualmente.
A intenção do IDM é capturar todos os links de downloads. Porém alguns servidores não permitem que o arquivo seja baixado pelo programa. Para evitar problemas com erros nos downloads, adicione ou retire formatos de arquivos em > Menu Downloads > Opções > Tipos de arquivos >  adicione ou retire formatos preferidos.
Imagem 5. Formato de arquivos tratados pelo IDM. Clicando em Padrão você restaura
a lista pre-configurada pelo programa.

Dicas

  • O IDM é grátis apenas por 30 dias. Como informa o próprio site do produto: "Observe que você não poderá usar a versão experimental de IDM após um período de 30 dias (desinstalar)! Se você quiser continuar usando IDM, você deve registrar para iniciar a versão completa."
  • Não utilize o IDM para download ilegais, como arquivos protegidos por direitos autorais.

Aviso O Ajuda Ops! não encoraja ninguém a baixar livros, músicas, jogos ou softwares em geral quando estes estão protegidos por leis de direitos autorais a não ser que a pessoa tenha a licença para tais arquivos.

Não esqueça de avaliar o post e de compartilhá-lo nas redes socais.

Assine nossa news e fique sempre informado.

por FeedBurner, by Google

11 comentários:

  1. Melhor gerenciador de downloads que já usei, recomendo a todos!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre que quero baixar no IDm, aparece várias opções de baixar tudo, eu só queroclicar e baixar um, apenas um. mas oidm, quando se clica nele, aparece as opções, aí agente fica indeciso quando se quer baixar. quero eliminar essa opção. como faço?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Estou tentando baixar um arquivo, na realidade é um hinário com músicas e imagens. Baixei pelo IDM, mas eles estão em 4 partes, e a pessoa do site do qual baixei diz que eles iriam baixar e quando abrisse só a primeira parte, ele abriria automaticamente as outras 3 e que estaria todas em uma só pasta. Mas na hora da erro e diz abri uma caixa dizendo: "Próximo volume é exigido" e diz também:"você precisa ter o seguinte volume para continuar a extração.
    Será que você pode me ajudar? Não tenho muito conhecimento desse tipo de procedimento.
    Desde já agradeço e aguardo ansioso o seu retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que não sou especialista, mas você deve baixar todas as partes. Assim que fizer isso, é provável que as partes se juntem automaticamente!

      Excluir
  4. Boa tarde! Estou tentando baixar um arquivo, na realidade é um hinário com músicas e imagens. Baixei pelo IDM, mas eles estão em 4 partes, e a pessoa do site do qual baixei diz que eles iriam baixar e quando abrisse só a primeira parte, ele abriria automaticamente as outras 3 e que estaria todas em uma só pasta. Mas na hora da erro e diz abri uma caixa dizendo: "Próximo volume é exigido" e diz também:"você precisa ter o seguinte volume para continuar a extração.
    Será que você pode me ajudar? Não tenho muito conhecimento desse tipo de procedimento.
    Desde já agradeço e aguardo ansioso o seu retorno.

    ResponderExcluir
  5. nao esta aparecendo a opçao de baixar no meu IDM

    ResponderExcluir
  6. Como Faço para deixar baixando apenas um arquivo por vez e os outros na espera igual no utorrent (Quero que o programa baixe um por vez automaticamente)?

    ResponderExcluir
  7. Já experimentei esse e quase todos gerenciadores, nenhum foi melhor, tem tanta variedade, foi mais eficiente, e que realmente baixa de tudo com certeza é o "velhinho" J-DOWNlOADS, este sim baixa de tudo mesmo, pode até ter alguma limitação, mais o mais importante é que ele, sabendo usar direitinho, os macetes o J-DOWNlOADS não tem concorrência, nem nos pagos, ele baixa de sites de todo tipo, os mais variados, basicamente uma infinidade de extenções que outros famosos não conseguem nem ver, e se bem istalado e atualizado direitinho ai não tem pra ninguém, agora se voce fica satisfeito só com sites do tipo como youtube e outros tipos de hospedagem de arquivos basicos, use qualquer um, é tudo a mesnma coisa, agora se quer algo melhor e diferente que realmente aceita quase de tudo, use o J-DOWNlOADS. Lógico estou me referindo a arquivos dificeis de ser reconhecido por 99,99 dos gerenciadores comuns. Até este IDM, apesar de bom não tem tanta capacidade como o JDOWNLOAS de achar e baixar os mais variaveis tipos de arquivos, melhor é usar 2, assim quando um não achar o outro pode achar, é assim que faço

    ResponderExcluir
  8. APARECE ESSA MENSAGEM QUANDO VO BAXAR ALGO

    o site enviará uma pagina da web em vez de um arquivo quando esse arquivo for solicitado pelo IDM novamente.provavelmente,este siti utiliza ligaçoes temporarias e nao permite solicitaçao o mesmo endereço duas vezes. tente apagar este download,em seguida,inicia-lo novamente a partir do seu navegador e,quando o IDM captura-lo,trasferi-lo sem parar /pausar.

    ResponderExcluir